terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Arte e turismo no cemitério?! Ah, tem sim!

Basta uma simples visita ao Cementiri de Montjüic, em Barcelona, pra concordar que alí existe arte...e muita!! Entre suas quase 153 mil sepulturas, encontramos belíssimas esculturas que adornam os túmulos e obras de autores destacados da época, como as do arquiteto Lluís Domènech i Montaner e dos escultores Josep Llimona e Josep Clarà. Para não se perder alí dentro (é realmente muuuuito grande) e conhecer bem a parte artística e histórica, contamos com a ajuda da rota ¨Sueños de Barcelona¨, que consta com três intinerários: o trajeto histórico, o artístico e o combinado. Dá só uma olhada no que encontramos por ali:


Como chegar: Optei pela opção do ônibus 21, que se pode pegar na Avenida Paralel, bem pertinho da saída do metrô. Os horários do ônibus são muito loucos, demora pra caramba pra chegar, mas em compensação, te deixa na porta do cemitério. Como lá é bastante grande, ainda se tem a opção de outro ônibus que circula internamente, mas esse só vai até as 14hrs.

Agora ânimo e nada de medo!

* fotos, Totó Passos e Isabela Salgado

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Navarra: Olite, uma cidade singular.



O harmonioso castelo-palácio domina Olite, que é uma aconchegante e pequena cidade situada 42km ao sul de Pamplona. O palácio, que foi declarado patrimonio nacional, rodeado com suas altas muralhas e numerosas torres é o personagem principal da cidade. Em um bom passeio pelas ruazinhas estreitas de Olite nos deparamos com nobres casarios de pedra, janelas marcadas pelo tempo, galerias medievais e igrejas góticas ricas em detalhes. Na região de Navarra, Olite é ponto de parada obrigatória!




fotos: G. Calumby.